Cultura e emoção na abertura da Semana do Descobrimento

Redação BAHIA DIA A DIA - 20/04/2017 - 19:07
Link

A Semana do Descobrimento está sendo comemorada este ano em Porto Seguro com todo o reconhecimento que a terra mãe do Brasil merece. Nem mesmo a chuva que caiu no final da tarde de 19/04 tirou o brilho da comemoração, que está sendo realizada pela Prefeitura, valorizando a identidade, a história, as manifestações indígenas e a cultura local. A prefeita Cláudia Oliveira participou de todos os momentos da festa de abertura na Cidade Histórica, que ganhou uma ornamentação especial, com réplica do casario colonial, palco e um espetáculo inovador de projeção mapeada, transformando a fachada da igreja de N. Srª da Pena em um show de imagens e cores.

Cores e muita emoção não faltaram na abertura dos Jogos Indígenas Pataxó, na Arena Boca da Barra. O povo pataxó foi o grande anfitrião da noite, quando o encontro em torno do esporte foi celebrado com o acendimento da chama sagrada, bênção do pajé e uma grande dança indígena, que contou com a participação da prefeita Cláudia Oliveira e reuniu representantes de diversas etnias, além do ator Jayme Peryard e Débora Nascimento, do Ministério dos Esportes. 

“Este ano preparamos várias inovações para fortalecer essa data, tão importante e cheia de significados, não apenas para a nossa cidade, mas para todo o Brasil. Porto Seguro mora no coração de todos os brasileiros e por isso mesmo estamos fazendo essa bela festa, que valoriza a nossa cultura e reconhece a importância dos povos que há 517 anos participaram desse grande encontro que deu origem ao nosso país”, disse a prefeita.

A programação da Semana do Descobrimento segue até o dia 23, com os Jogos Indígenas Pataxó, Missa do Descobrimento, Orquestra Regional da Costa do Descobrimento, Meia Maratona do Descobrimento e o Festival Cultural do Descobrimento, na Cidade Histórica, que traz uma vasta programação, com orquestra sinfônica, dança, exposições, gastronomia, festival de pipas, circo, Coral Municipal e competições esportivas para comemorar o “Aniversário do Brasil”.

MAIS NOTÍCIAS