Jovens valorizam cultura pataxó através do teatro

Ascom – Prefeitura de Porto Seguro - 15/03/2016 - 21:22
Link

O Grupo de Jovens Pataxó da Aldeia Boca da Mata vem apresentando diversas peças teatrais, que além de abordar temas que buscam a valorização do meio ambiente, têm funcionado como um excelente instrumento de resgate, valorização e divulgação da história e da cultura do povo Pataxó. A iniciativa conta com o apoio da Superintendência de Assuntos Indígenas, em Parceria com a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social, Superintendência da Juventude e Movimento Arte Manhã.

Há três anos, o grupo de jovens participava de oficinas e apresentações culturais atuando a partir do Projeto de Teatro Natureza Bela. Com a suspensão das atividades na aldeia, os próprios jovens tomaram a iniciativa de dar continuidade à proposta, contando com o apoio da Prefeitura, através da Superintendência de Assuntos Indígenas. Com o objetivo de contribuir para o “empoderamento” desse grupo de jovens a Superintendência buscou apoio junto aos parceiros para promover mais uma oficina de teatro.

"Acreditamos que o teatro traz a facilidade da comunicação, protagonismo e fortalecimento da identidade de um povo. Portanto, apoiar esse grupo jovem como instituição, é ter em mente que o teatro desenvolve a criatividade e enriquece a identidade desses jovens, trazendo também uma maior visibilidade para a nossa cultura. Na verdade estamos valorizando uma iniciativa que é deles próprios", afirma o técnico da Superintendência de Assuntos Indígenas, Ibuí Pataxó.

A Oficina de Teatro trabalha a expressão corporal através da dança, artes plásticas e literatura, com o objetivo de enriquecer ainda mais o projeto, na preparação de um espetáculo que será apresentado em toda a região.

MAIS NOTÍCIAS