Supermercados de Itabela e Guaratinga têm autorização de abrirem os domingos
A abertura é facultativa, e propõe algumas regras entre os proprietários e os empregados.

Redação/BAHIA DIA A DIA - 09/03/2018 - 11:22
Link

Os supermercados das cidades de Itabela e Guaratinga agora têm autorização legal para funcionarem aos domingos. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (09), pela Câmara de Dirigentes Legistas de Itabela – CDL, após acordo coletivo realizado em convenção de trabalho. O acordo teve como base o decreto federal, que reconhece o setor supermercadista como atividade essencial.

A abertura é facultativa, e propõe algumas regras entre os proprietários e os empregados. Dentre elas, a jornada máxima do empregado que trabalhará aos domingos, será de 5 horas. O empregado só poderá trabalhar dois domingos no mês, não podendo haver três domingos consecutivos de trabalho. A cada domingo, o empregado tem direito a uma folga.

De acordo com o diretor administrativo da CDL de Itabela, Neilton Freitas, a abertura dos supermercados aos domingos, além de incrementar a economia no município, vai possibilitar novas modalidades de contratação. “Foi um decreto coletivo e é algo que não vai favorecer não só os supermercadistas e trabalhadores, mas também para os clientes que vão poder fazer suas compras nesses dias. A cidade também ganha, pois terá um impacto positivo na economia”, salientou. 

Para Leandro Oliveira, proprietário do supermercado Novo Barateiro, localizado no bairro Bandeirantes em Itabela, a novidade é bem positiva “Nossos clientes sempre queriam a abertura do supermercado aos domingos, e agora com esse acordo será possível. Vamos aproveitar e criar promoções especiais voltadas aos domingos", ressaltou.

A expectativa é que os estabelecimentos já tenham a nova funcionalidade a partir deste domingo (11).

MAIS NOTÍCIAS