Seminário de luta contra AIDS acontece em Porto Seguro

Redação BAHIA DIA A DIA - 01/12/2017 - 00:48
Link

Com a proposta de discutir as estratégias de prevenção e o cenário epidemiológico da Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis no mundo e no território local, a Prefeitura  de Porto Seguro, através da Secretaria de Saúde, em ação conjunta com o Fundo Posithivo e o Projeto Arte, Cidadania e Prevenção viabilizaram quinta feira 30/11, no Centro de Cultura, o I Seminário de luta contra a AIDS em defesa da vida no intuito de ampliar a mobilização social sobre os impactos da doença que registrou 48 mil novos casos no Brasil em 2016, de acordo com a UNAids, órgão das Nações Unidas. 

O auditório, lotado por estudantes de várias escolas municipais, recepcionou as autoridades que compuseram a mesa de abertura do evento. Entre os presentes, a Secretária de Saúde, Edna Alves, Secretário de Comunicação, Cézar Aguiar, a Técnica Kátia Carolina, (representando a Secretária de Educação, Cláudia Regina), Diretora do Departamento de IST/AIDS, Beatriz Duarte, Diretor do Projeto Arte, Cidadania e Prevenção, Tiago Maciel e a Superintendente de Controle Social a Articulação Comunitária, Zefinha Reis.
 
"Estamos hoje aqui reunindo parcerias de extrema importância, como Fundo Posithivo e o Projeto Arte, Cidadania e Prevenção, na pessoa de Tiago Maciel, a quem agradeço muito, pois a visão que nos move é a mesma: lutar contra AIDS com base na ampliação das discussões sobre as estratégias de saúde desenvolvidas sobre esta doença que já matou 35 milhões de pessoas no mundo. Porto Seguro tem implementado essenciais serviços de atenção especializada oferecendo tratamento de qualidade e acompanhamento multidisciplinar a 700 pacientes mensalmente, bem como atuação do CTA itinerante que realiza testes rápidos em todo município visando o diagnóstico precoce, o que nos proporciona o número significativo de 28% na redução de novos casos de AIDS”, afirma a Secretária de Saúde, Edna Alves.

Programação diversa

O palestrante da tarde, Advogado e Coordenador da OSC Legal, Lucas Seara, traçou a perspectiva social quanto aos direitos dos portadores de HIV ao  acesso pleno da saúde e pontuou as implicações preconceituosas e discriminatórias que ainda existem sobre os diagnosticados com a doença.

Completando 11 anos de existência, a Companhia de Arte Ed. Aquino, formada por estudantes de escolas municipais, apresentou pelo 5º ano consecutivo o Festival de Paródias. Marcado pelo viés da prevenção, através do uso da camisinha, tendo conceito prático educativo, os musicais coreografados por jovens de Vila Vitória, Vera Cruz, Arraial D'Ajuda, Baianão, Vila Jardim, contagiaram o grande público presente.  A equipe de Vila Vitória, pelo segundo ano consecutivo, recebeu a premiação da tarde conquistando o posto de vencedora.
   
Porto Seguro referência em tratamento a AIDS

Em Porto Seguro, o Serviço de Atendimento Especializado em HIV/AIDS e Hepatites Virais tornou-se referência no quesito prevenção, tratamento e acompanhamento aos pacientes diagnosticados com AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis, realizando ações integradoras a outras cidades  

A Diretora do Departamento de IST/AIDS, Beatriz Duarte, informa a redução de 58% de casos na faixa etária dos 12 aos 25 anos de 2016 a 2017, resultado do intenso trabalho de diagnóstico precoce por meio dos testes rápidos realizados nas unidades de saúde e através CTA itinerante.

MAIS NOTÍCIAS