Oficina vai planejar conservação e recuperação da Mata Atlântica em Itabela

Por Ascom - Gambá - 21/01/2015 - 14:56
Link

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Itabela, Gambá e Fundação SOS Mata Atlântica promoverão, nos próximos dias 28 e 29, uma oficina participativa para traçar planos de uso sustentável da Mata Atlântica. A partir do diagnóstico realizado por Gambá, representantes da sociedade civil e poder público do município, em oficina realizada em novembro passado, os participantes da oficina serão provocados a elaborar uma visão de futuro para a conservação do bioma e planejar ações para alcançá-la.O resultado do processo será o Plano Municipal de Mata Atlântica de Itabela, que deve nortear a gestão ambiental do município, definindo ações e áreas prioritárias para conservação e recuperação do bioma. 

O plano de ação será construído com base nas informações levantadas na oficina de diagnóstico, realizada no início de novembro. Com a participação de representantes do poder público, associações da agricultura familiar, do setor silvicultor e ONGs, foram levantadas informações que permitiram ter uma ideia do trabalho a ser realizado para conservar o bioma em Itabela. 

"Houve uma ocupação territorial muito centrada na pecuária e eucalipto, o município não tem nenhuma unidade de conservação e também são feitos poucos investimentos na área ambiental e de saneamento", explica Renato Cunha, coordenador executivo do Gambá, com base nas informações preliminares do diagnóstico. "Por isso a importância da realização do Plano, ele pode ser um agregador de instrumentos para fortalecer a gestão ambiental do município", completa.

Planos Municipais de Mata Atlântica

O Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica é um instrumento previsto na Lei da Mata Atlântica (nº 11.428/06), que deve ser pactuado entre diversos atores sociais para pautar políticas públicas de conservação da Mata Atlântica. Ele é composto de um diagnóstico da situação do município e um plano de ação visando o futuro. 

Após ser construído de forma participativa, o plano deve ser aprovado pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente e, com isso, o município pode pleitear financiamentos do Fundo de Restauração do Bioma Mata Atlântica, assim que ele for regulamentado.

Serviço

Oficina de plano de ação para o Plano Municipal de Mata Atlântica de Itabela

Quando: 28/01 – 13 às 17h

               29/01 – 9 às 17h

Onde:  Rotary Clube de Itabela (Avenida Guaratinga, S/N, Centro, Itabela/BA)

MAIS NOTÍCIAS