Prefeitura de Guaratinga realiza mutirão de mamografia e catarata

Ascom/Guaratinga - 12/06/2015 - 18:25
Link

Facilitar o acesso do cidadão aos serviços públicos e ampliar o alcance das ações voltadas para a Saúde é uma das metas do Governo Municipal de Guaratinga. Por isso o 1º mutirão de mamografia e glaucoma do município de Guaratinga acontecerá de 13 a 19 de junho de 2015, incluindo sábado e domingo, beneficiando aproximadamente 5.500 pessoas.

A ação será realizada na praça da rodoviária, onde foi montada uma mega estrutura para a realização dos exames de mamografia e rastreamento oftálmico da catarata. Os usuários deverão comparecer ao local, na data e horário marcados pelo seu agente comunitário de saúde, portando a Xerox e o original do cartão do SUS, RG e comprovante de residência.

O Prefeito Kenoel Viana conta que este mutirão é resultado de um grande esforço para melhorar a saúde do município, “este mutirão tirará rapidamente, pessoas que estão há tempos na fila da regulação. Grande é minha alegria, ao saber que sanaremos todas as esperas, nesta área, do nosso município” declarou o prefeito.

O mutirão disponibilizará 3.000 mamografias, atendendo a faixa etária de mulheres com mais de 35 anos.  O câncer de mama identificado em estágios iniciais apresenta prognóstico mais favorável e elevado percentual de cura. Para a detecção precoce, é fundamental que a mulher realize o exame de mamografia uma vez ao ano. Caso seja identificado o câncer de mama, a mulher será encaminhada imediatamente para tratamento específico. De acordo com o Secretário de Saúde, Ronaldo Procópio, mesmo não tendo sido cadastrada a usuária deverá procurar a secretaria de saúde, “Mesmo que não tenham sido cadastradas, as mulheres dentro da faixa etária serão atendidas dentro da demanda espontânea. Ninguém ficará sem atendimento. O exame é essencial para diagnosticar o câncer de mama na fase inicial”.

Serão realizados ainda, 2.500 atendimentos para rastreamento oftálmico de para detectar o glaucoma. O secretário de Saúde, lembra que a finalidade das consultas é diagnosticar e tratar a doença ainda nos primeiros estágios, principalmente na população menos favorecida. Além da consulta, quando a doença é diagnosticada, o paciente receberá imediatamente os medicamentos e tratamentos necessários. Os pacientes que são consideradas com maior nível de risco são aqueles com mais de 30 anos, descendentes de africanos ou asiáticos, diabéticos, pessoas com problemas de pressão intraocular elevada, miopia, usuários de corticoides ou que tenham casos da doença na família.

MAIS NOTÍCIAS