Em meio à pandemia, cafeicultores de Itabela recebem orientação para colheita
Notificação recomendatória foi emitida pela Secretaria Municipal de Agricultura.

REDAÇÃO DO BAHIA DIA A DIA - 26/03/2020 - 14:36
Link

Em meio à pandemia, cafeicultores de Itabela recebem orientação para colheita. (Foto: Agência Brasil)

Na manhã desta quinta-feira (26), a prefeitura de Itabela por meio da secretaria municipal da agricultura publicou uma notificação recomendatória. O objetivo é orientar os produtores de café do município responsáveis por 75% da economia regional. 

Segundo a notificação, por considerar a gravidade da situação estadual, nacional e mundial da pandemia e sabendo que o café é um alimento de importante consumo, os produtores deverão tomar todos os cuidados na continuação do trabalho agrário.

Dentre os cuidados estão aguardar o máximo possível para iniciar a colheita de grãos, começando pelos mais maduros a partir de 80% da produção pronta para ser colhida. Evitar aglomeração de pessoas, manter distância de 2 metros entre os trabalhadores no campo. Cuidados frequentes de higienização pessoal com água e sabão ou álcool 70% e também dos equipamentos, etc. Não compartilhar objetos pessoais. E para a comercialização deve-se utilizar e-mail, telefone e pagamentos por meios eletrônicos. 

Além disso, outras recomendações como higienização dos meios de transporte e em caso de funcionários com sintomas afastamento imediato também foram detalhados. 

Segundo o secretário responsável pela pasta, o momento agora é de cuidado: “Estamos orientando os produtores a tomarem cuidado com todas as etapas da produção, pois sabemos do risco que todos correm. O alimento precisa chegar até a mesa do consumidor sem risco algum, essa é a nossa responsabilidade. Também daremos todo o suporte para aqueles que precisarem”, afirmou Edgar Goulart, secretário da agricultura de Itabela.

CONFIRA A RECOMENDAÇÃO

MAIS NOTÍCIAS