Adolescente indígena morre afogado em Santa Cruz Cabrália
Fatalidade ocorreu na tarde de terça-feira (19), na Aldeia Coroa Vermelha. Jovem acompanhava Jogos Infantis Indígenas com amigos.

G1/BA - 20/04/2016 - 19:58
Link

Um adolescente indígena de 14 anos morreu afogado após entrar no mar do município de Santa Cruz Cabrália, no sul do estado. A fatalidade ocorreu na aldeia Coroa Vermelha na tarde de terça-feira (19) durante intervalo dos Jogos Infantis Indígenas, competição que reúne atividades com arco e flecha, além de diversas modalidades de corridas e futebol. O evento começou no dia 16 de abril e estava no último dia.

Conforme o cacique da aldeia Coroa Vermelha, Zeca Pataxó, o índio estava brincando na areia com outros dois amigos quando decidiu entrar no mar. Os amigos teriam deixado o local e não se deram conta do desaparecimento do adolescente. "Uma menina entrou no mar e tropeçou nele. Dois médicos da aldeia socorreram e tentaram fazer com ele reagisse, mas não conseguiram", afirma. 

Conforme o cacique Zeca Pataxó, o adolescente que morreu afogado não participava da competição indígena. Ele acompanhava os integrantes da aldeia Nova Coroa, onde morava com a avó. Cinco aldeias da região de Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro participavam dos jogos.

"Os familiares estão muito tristes. A gente não entende como isso aconteceu. Ele sabia nadar", afirma. O cacique detalha que o corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML), onde foi confirmado o afogamento. O corpo do adolescente será sepultado na aldeia Nova Coroa na tarde desta quarta-feira (20).

MAIS NOTÍCIAS