Programa-se para a 12ª da Festa do Café Conilon de Itabela
A cidade se modifica e recebe um número maior de pessoas nos dias da festa

Redação/BAHIA DIA A DIA - 13/08/2018 - 14:58
Link

Programa-se para a 12ª da Festa do Café Conilon de Itabela

A 12ª Festa do Café de Itabela promete aquecer a cidade no fim mês de agosto com uma programação diversificada em conhecimento, negócios e entretenimento. O município com mais de 30 mil habitantes e de clima ameno, já respira os preparativos da festa. A estrutura do evento já começou a ser montada na área do Rotary Club movimentando a economia do município.

Este ano, a Festa do Café acontece de 24 a 26 deste mês com as apresentações musicais confirmadas de Edu e Maraial, Roger Marques e Delícia da Moçada, que se apresentam no sábado. Ainda no sábado, acontece o tradicional concurso cultural “Garota Café”, que neste ano conta com dez lindas concorrentes. No domingo, último dia de festa, a alegria musical fica por conta da Banda Axé Pop e Trio Avancini.

Dez candidatas concorrem ao título de Garota Café 2018. (Foto: Adilson Santos)

Pensando em receber cada vez melhor os expositores e visitantes, a comissão organizadora do evento montou um guia para que o público de outras cidades possa se organizar e aproveitar o melhor da festa sem imprevistos.

Como chegar: O principal acesso ao município é pela BR 101, que corta a cidade. Os municípios mais próximos de Itabela são Eunápolis e Itamaraju. Para quem vem de localidades mais distantes, o aeroporto internacional de Porto Seguro é o mais perto da cidade, localizado a cerca de 90km. O terminal rodoviário da Itabela funciona até às 6h40 da noite, com embarque e desembarque de passageiros das principais empresas de transporte da região até às 21h. No município, o visitante pode se deslocar de táxi ou mototaxi em pontos próximos ao terminal.

Onde comer: Pelo segundo ano consecutivo, a Festa do Café contará com restaurante no circuito evento. A festa anual também é uma oportunidade de renda e trabalho extra para vendedoras. No cardápio, hambúrguer, lanches, cachorro quente, bebidas e receitas que tem como base o café conilon.

Restaurantes

Hashtag – RestoBar: Rua Santos Dumont, 311
Restaurante Fogão à Lenha: Av. Manoel Ribeiro Carneiro, 131
Divina Restaurante Gula e Pizzaria: Av. Manoel Carneiro, 317
Beirute – Pizzaria e Comida Japonesa: Rua Porto Seguro

Receita de família na Festa do Café

Anangélica Guerra, 55, é produtora rural de Itabela e vai aproveitar a festa para expor duas receitas especiais: Bolo de café e Brigadeiro de café.

De acordo com a agricultora, a ideia do bolo de café foi do seu pai, Luigi Guerra. O agricultor fez o primeiro teste da receita, porém, usando o café solúvel. “Ficou bom, mas ele pediu para fazer outro com o nosso café conilon. Ficou melhor e todos aprovaram”, disse dona Anangélica entusiasmada com os preparativos.

O bolo foi batizado de “Festa do Café: Um caso de amor com o café” e Anangélica garante que vai ser sucesso. “Tenho certeza que a receita vai ganhar novos fãs do sabor durante a festa”, disse.

Essas delícias estarão disponíveis para degustação no stand do Sindicato dos Produtores Rurais de Itabela, instalado no circuito da festa.

Onde ficar: Nas proximidades do local da Festa do Café, existem hotéis e pousadas com leitos confortáveis, aconchegantes e preços acessíveis com serviço de café da manhã.  Ainda há acomodações disponíveis para reserva nos dias do evento.

Faça sua reserva

Hotel Caraíva – 73 32702126
Pousada Garnier – 73 32702011
Sítio Amazonas -  73 3270 2177
Pousado Sítio Novo – 73 3270 2705
Pousada Campos – 73 3270 0375
Pousada Campeche – 73 3270 0668

Festa do Café

Em sua 12ª edição, a Festa do Café de Itabela está consolidada na região como uma oportunidade de negócios, estudo e valorização do trabalho dos produtores de café da região. O evento acontecerá entre os dias 24 e 26 de agosto, no Rotary Clube de Itabela e é uma realização do Sindicato dos Produtores Rurais do município. Conta com o apoio do Serviço de Nacional de Aprendizagem (SENAR), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB) e prefeitura de Itabela.

MAIS NOTÍCIAS