Alta produtividade com práticas sustentáveis é tema de palestra na Festa do Café
Cafeicultores de Itabela já aplicam esse modelo na lavoura e garantem espaço no mercado

Divulgação - 26/07/2018 - 17:41
Link

Alta produtividade com práticas sustentáveis é tema de palestra na Festa do Café

O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de café do mundo. E hoje, a demanda do mercado é por uma produção sustentável, considerando que os aspectos sociais e ambientais estejam em harmonia em todas as etapas da produção. Essa tendência foi um dos motivadores para a definição de um dos temas das palestras da 12ª Festa do Café.

O ciclo de palestras será no sábado, dia 25, no Rotary Clube de Itabela. A temática “Tecnologias sustentáveis para altas produtividades de café Conilon” será apresentada pelo trio de agrônomos Abraão Verdim, Paulo Volpi e André Manzoli Covre, às 10h30. Os mediadores terão a missão de apresentar aos produtores métodos e tecnologias de como o cultivo do café pode ser sustentável desde a escolha do material genético ao beneficiamento, gerando uma identidade com diferenças de peso no mercado.

De acordo com o vice-presidente do Sindicato, Ricardo Covre, muitos produtores de café conilon de Itabela já conhecem a importância de uma produção sustentável e como esse o modelo é aceito no mercado pelo mercado. “Itabela já é um exemplo na produção sustentável, não só em café, como em outras culturas também. São agricultores que respeitam as leis trabalhistas e ambientais, com alta performance em produtividade. E a Festa do Café tem esse compromisso com os produtores, apresentando novos conhecimentos”, disse.

Para muitos produtores, 2018 é um período de recuperação devido à seca do último ano. O momento é acompanhado pelo Sindicato dos Produtores Rurais e também será pautado na palestra, visando a troca de experiências e a busca de novas alternativas para garantir uma safra promissora.

Serviço: As inscrições das palestras da 12ª Festa do Café Conilon de Itabela são gratuitas e serão realizada no Rotary Clube.

Palestras 25/08:

09:30 - “Diagnóstico e Tendências do Clima para os Próximos 10 anos”- Luiz Carlos Molion (professor e meteorologista) 
10:30 -  “Tecnologias sustentáveis para altas produtividades de café Conilon” - Abraão Verdim (Engenheiro Agrônomo), Paulo Volpi (Tecnologia Agrônoma) e André Manzoli Covre (Engenheiro Agrônomo).

13:30 - “Desafios da Cafeicultura Brasileira” – Eduardo Heron (Diretor Técnico do Cecafé)

Festa do Café

A Festa do Café acontecerá entre os dias 24 e 26 de agosto, no Rotary Clube de Itabela. Em sua 12ª edição, a festa está consolidada na região como uma oportunidade de negócios, estudo e valorização do trabalho dos produtores de café da região. O evento é uma realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Itabela e conta com o apoio do Serviço de Nacional de Aprendizagem (SENAR), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB) e prefeitura de Itabela.

MAIS NOTÍCIAS